Como ocorre a tendinite, tendinose e tendinopatia?
Como ocorre a tendinite, tendinose e tendinopatia?
Diante de uma sobrecarga mecânica temos como resposta normal uma lesão do tendão. Essa lesão consiste de inflamação tanto do tendão quando da bainha do tendão, isso caracteriza a tendinite.
O que é a tendinose?
A seguir ocorre de deposição de matriz de colágeno dentro do tendão na tentativa de cicatrizar a lesão e finalmente a remodelação Essa remodelação produz uma alteração extrutural no tendão que chamamos de tendinose.
Caso o esforço mecânico permanece a cicatrização fica prejudicada. Uma diminuição da irrigação sanguínea no local devido a doenças sistêmicas e ao cigarro também dificultam a cicatrização das lesões.
Como ocorre a tendinopatia ?
Com o passar do tempo o tendão passa por mudanças microscópicas, incluindo deposição de fibrina, neovascularização, redução do número de neutrófilos e macrófagos, aumento na degradação e síntese do colágeno O tecido resultante é diferente do tendão saudável. O tendão fica mais grosso e espessado. esse tendão doente é constituído por uma matriz desorganizada e hipercelular, tecido hiper-vascular que é doloroso e mas fraco. Esse tendão doente dizemos que está com tendinopatia.
Porque o tendão com tendinopatia de rompe?
Esse tendão mais fraco com tendinopatia se rompe mais facilmente que o tendão saudável.
Comentários
Postar um comentário